• Tânia Bischoff

SUCELAB: laboratório de sucessão

Iniciei a atuação como consultora em um grupo familiar no ano de 1990. Retomei as questões de empresas familiares em 1999 e, desde então, as Empresas Familiares fazem parte do meu trabalho.


A Empresa Familiar, quando analisada a partir da perspectiva geracional, dimensiona cenários marcados pelas diferenças, expectativas, modos de viver e de fazer, que impactam nos resultados e influenciando na continuidade dos negócios familiares. O momento socioeconômico e histórico influencia diretamente no comportamento das pessoas. É aí que entram as gerações, os diferentes períodos da história que impactam na maneira como jovens e adultos consomem, trabalham, aprendem e se relacionam.


O cliente de 1990, retornou em 2008 e, novamente, em 2015. 


Para mim, estas idas e vindas do mesmo cliente é o melhor feedback que posso receber. 

As empresas familiares chegam até a mim e, com toda a delicadeza objetiva que possuo, procuro facilitar os momentos de crise, de passagem e de novos rumos.


Conheço e interajo com diferentes consultores e conselheiros que atuam com Empresas Familiares. Profissionais que admiro pela dedicação, qualidade e inovação com a qual literalmente entregam-se para fazer um processo marcado pelo sucesso.


Em diversos momentos não me identifico, exclusivamente, como consultora de empresas familiares, como são os colegas que conheço. Tenho como marca ser de uma família que tinha seu próprio negócio e não preparou a sucessão.


Então, quando surgem clientes com esta demanda de atendimento junto a sucessores para situações de conflitos entre os sucessores, ingresso dos herdeiros nos negócios, ou ainda, situações de conflitos intergeracionais, aceito de imediato o amoroso trabalho.


Quando Fernando Vilarinho convidou-me para fazer um evento direcionado para empresas familiares, fiquei em dúvida se teria competência e identidade para tal, mas, na medida em que fomos construindo a proposta do laboratório, constatei que poderia realizar algo que some na trajetória do Sucessor.


Com este propósito é que oferecemos o SUCELAB – Laboratório de Formação e Capacitação para sucessores de Empresas familiares a ser desenvolvido a partir de vivências conceituais para capacitar os Sucessores dos seus limites, deveres e direitos na dinâmica da Empresa Familiar para que os participantes compreendam seus diferentes papéis nos negócios visando seu posicionamento atual e futuro.


O evento será no dia 28 de novembro, quarta-feira, das 18 às 20:30 horas, na R. Manoelito de Ornellas, 55, Trend City Center (Torre Corporate)

3 visualizações

©2019 TÂNIA BISCHOFF por YOW.